Carnê-Leão para Psicólogo | Tenha Regularidade Fiscal na Psicologia

Olá Psicólogo e Psicóloga, você que está atuando como pessoa física (autônomo) e precisa se regularizar, ou seja, pagar seus impostos de forma legal, nesse artigo eu irei te dar dicas simples para sua regularização.

O que é a obrigação mensal do carnê-leão para Psicólogo(a)?

Todo profissional da área de Psicologia que não tem um CNPJ aberto (empresa) e atende seus pacientes pessoa física, ou seja, seus rendimentos provêm de um paciente que fez uma contratação direta, tem a obrigatoriedade do carnê-leão.

Para explicar melhor, toda pessoa física contratada por outra pessoa física para prestar serviços tem a obrigação de recolher seu imposto de renda através do carnê-leão mensal, que é o caso do referido cálculo do carnê-leão para Psicólogo.

Além disso, o autônomo também tem que recolher o INSS sobre seu rendimento bruto, sendo a alíquota do INSS autônomo de 20%.

Como regularizar meu carnê-leão do passado?

É muito importante que nesse processo que você tenha ajuda de um contador, desta forma terá uma analisar correta e um melhor planejamento para prosseguir com seu caso.

A primeira coisa a ser feita é uma análise da sua situação atual e dar andamento para preenchimento do carnê-leão, este será feito contando deste momento em diante.

Dessa forma, você criará uma regularidade momentânea, ou seja, seu último mês já estará formalizado, seguindo assim para se manter regularizado é necessário que nos próximos meses vá preenchendo o carnê-leão para psicólogo corretamente.

O segundo passo é fazer um levantamento sobre as questões que estão em atraso, todos os documentos e recibos emitidos ao longo do tempo. Para que assim, você junto com o seu contador analisem com calma a melhor maneira de efetuar o pagamento desse imposto de renda e INSS para se regularizar completamente.

 

Em qual caso o psicólogo é desobrigado do carnê-leão?

Se o psicólogo for contratado por uma empresa na modalidade de autônomo, a empresa ficará responsável em emitir um RPA (Recibo de Pagamento ao Autônomo), sendo assim fica na obrigação de efetuar os descontos do INSS, IR, ISS passando esses custos para o governo e transferindo para o psicólogo apenas o valor líquido.

Pessoas físicas que trabalham para pessoas jurídicas e apresentam um vínculo empregatício (carteira assinada), obtendo seus rendimentos através desse vínculo. Estas estão isentas da obrigatoriedade do carnê leão para psicólogo, necessitando apenas ficarem atentas para a realização da Declaração anual do IRPF.

 

É possível obter deduções no Carnê Leão?

Nem todas as despesas são dedutíveis, porém é interessante que lance todas em seu carnê leão até para ter um controle do financeiro. Mas atenção, é preciso tomar muito cuidado para não confundir despesas dedutíveis e não dedutíveis, pois isso pode te causar problemas.

Portanto é muito importante ter o auxílio de uma contabilidade especialista na área para te ajudar, além de evitar os erros, ela garantirá a maximização das deduções, baixando o valor do imposto de renda a pagar gerado no DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

 

Como o psicólogo pode economizar tempo e dinheiro no carnê leão?

Para garantir uma maior economia nos impostos, além de economizar tempo que é essencial para buscar novos pacientes é muito importante contar com um contador especialista na área.

A Gomes Contabilidade tem mais de 10 anos de experiência no mercado e conta com um time altamente capacitado para te atender.

Devido a sua especialização pode fornecer um atendimento totalmente personalizado capaz de entender sua necessidade e te orientar o melhor caminho.

Pare de perde tempo e dinheiro, entre em contato agora com um dos nos consultores pelo WHATSAPP!

Links Relacionados:

A MAIOR DÚVIDA DO PSI SOBRE IMPOSTO DE RENDA | CARNÊ LEÃO DO PSICÓLOGO

Carnê-leão para Psicólogos | Terceirização do Carnê-Leão Mensal e Imposto de Renda do Psicólogo

Psicólogo é Obrigado a Pagar o Carnê-Leão? | PSI Fazemos para Você o seu Carnê-Leão

O que nossos clientes falam da Gomes Contabilidade: