Como Emitir Recibo para Paciente

Os profissionais quando se tornam empreendedores, além das preocupações relacionadas a qualidade do seu serviço, ainda deverá se atentar as questões administrativas da sua empresa

E ainda, em relação aos profissionais que atuam na área da saúde, como os psicólogos, a organização da parte administrativa se torna ainda mais importante, visto que os recibos serão usados em muitos momentos pelos pacientes e também pelos prestadores de serviço.

Como responsáveis pela emissão correta, é importante que todos os profissionais saibam como emitir os recibos para que seus pacientes se sintam seguros em relação aos seus comprovantes.

Devo emitir apenas um recibo ou devo emitir uma nota fiscal de serviço?

No começo das atividades, muitos profissionais podem ter dúvidas em relação a emissão correta dos recibos. Algumas dúvidas, como quais os comprovantes que devem ser emitidos, como notas ou apenas recibos fiscais, geralmente são as mais comuns. Para que você saiba quais as formas corretas de assegurar a emissão correta dos recibos, vamos tratar agora desse assunto voltado aos psicólogos.

A importância de um controle de todos atendimentos

O controle correto dos documentos que comprovem a prestação de serviços também é importante para os próprios profissionais de saúde. Com eles, o profissional terá conhecimento sobre os números do seu negócio, de forma detalhada, e o controle correto também facilitará em alguns momentos chaves, como a declaração de imposto de renda, ou seja, a emissão dos recibos é importante para todos os profissionais que atendam na área de saúde.

Qual modelo devo adotar?

Para ter a emissão correta dos recibos, o profissional de saúde deve ter definido, logo no começo de suas atividades, qual o modelo de recibo que será utilizado. Ao adotar um modelo padrão para todos os pacientes, o profissional eliminará qualquer possibilidade de deixar de anotar algum dado importante, seja do paciente ou da consulta, em todos os seus recibos. Dessa forma, o recibo para paciente poderá trazer segurança para o profissional e também para o paciente.

Essa preocupação com o correto preenchimento dos recibos fiscais se deve aos inúmeros momentos em que o paciente poderá usar os recibos emitidos pelos profissionais de saúde.

Por exemplo, alguns dados não solicitados para a declaração de imposto de renda podem requisitados pelo convênio médico.

E para que todas as informações estejam sempre disponíveis em qualquer recibo fiscal, ele deve ser o mais completo possível.

Quais são os principais dados que devem conter no recibo?

Claro que alguns dados são importantíssimos, e não devem estar ausentes em nenhum modelo.

  • Nome completo do paciente;
  • Documentos como RG e CPF;
  • Endereço completo;
  • Data;
  • Valor;
  • Número de consultas deve estar bem claro em todos os recibos emitidos.
  • Nome completo do profissional;
  • CPF do profissional;
  • Número do Registro no Conselho.

Caso o profissional de saúde tenha já iniciado uma empresa, a nota fiscal do serviço será responsabilidade do contador, pois ele saberá qual a melhor forma de fazer isso.

E mesmo se o profissional da saúde não estiver iniciado sua empresa, e não ter um CPNJ ainda, ele ainda é obrigado a emitir pelo menos um recibo fiscal.

Todos os profissionais de saúde autônomos precisam emitir recibos para todos os pacientes.

É preciso emitir recibo mesmo que o paciente diga que não precisa?

É importante a emissão dos recibos mesmo para os pacientes que se negam. Mesmo que eles não façam o uso posterior do recibo, é obrigatório que todos os profissionais de saúde emitam, para comprovar sua renda. Essa prática pode ser considerada omissão por parte da receita federal, e pode levar a muitos problemas futuros.

Como pode ser feito um controle no início?

Mesmo no começo do atendimento, é importante que o profissional de saúde se atenha a controlar de forma correta seus atendimentos.

Nos primeiros momentos, uma forma de controle mais simples, como uma planilha no computador, pode ser a melhor forma de começar o controle dos pacientes atendidos.

Esse controle também é importante para o recolhimento correto dos impostos, como o pagamento do INSS e o Carne Leão.

Nós da Gomes Contabilidade esclarecemos todas as dúvidas e dando todo suporte para que você obtenha sucesso.

Realizamos de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça, e ainda melhor, atendemos vários estados e cidades do Brasil pela internet, portanto, não importa onde esteja, converse conosco.

Entre em contato e inicie seu projeto com a Gomes Contabilidade.