Sonegação de impostos e a sustentabilidade nas micro e pequenas empresas

Hoje em dia vivemos uma crise financeira no Brasil e muitos escândalos de corrupção do nosso governo atual. Isso vem revoltando e muito nossa população e dificultando a vida de todos os brasileiros.

 

Mas o que realmente é corrupção?

Infelizmente o brasileiro tem a arte de utilizar meios para beneficio próprio e burlar as leis, sempre dando um jeitinho, desde coisas simples como furar uma fila ou pegar recibo falso de despesas médicas para aumentar a restituição de imposto de renda, tudo isso é crime e corrupção, porém de menor porte pois o cidadão comum não tem o poder do tamanho que o corrupto público tem ao seu alcance.

Mas deixando de lado um pouco essa parte de ética, vamos analisar o fruto que uma sonegação pode lhe causar.

A máquina fiscalizadora Federal, Estadual e Municipal hoje em dia é muito prática e atua mediante dados colhidos através de diversas informações e declarações digitais, portanto é muito mais rápida e eficiente do que antes, e não precisa mais de visitar sua empresa para questionar dados que não tenham consistência.

Alguns exemplos de dados simples que o fisco tem a disposição deles de seu CNPJ:

  • Notas fiscais eletrônicas de compra de mercadorias e serviços
  • Movimentação de cartão de crédito
  • Movimentação financeira enviada pelos bancos

Com alguns desses exemplos acima, o fisco cruza seus dados declarados de faturamento e base da sua tributação com sua movimentação financeira, e de mercadorias adquiridas, e com isso se houver diferenças, a sua empresa terá que se explicar, ou no pior cenário, terá que arcar com uma multa que pode ir de 75% a 150% do imposto devido e não pago.

Para uma pequena empresa isso pode acarretar em seu fim, a extinção do negócio que por vezes gera renda para a família do empresário e mais as famílias dos seus funcionários.

Portanto eu digo que chegamos ao ponto que não será mais possível manter a postura de empresário sonegador, e precisamos juntos os empresários e seus contadores realizar melhores planejamentos de gestão financeira e custos, para que todos sobrevivam e mantenham seus negócios com lucratividade e sustentabilidade, pois a empresa sonegadora não pode mais ter um futuro sustentável nos dias de hoje.

Cleiton Gomes dos Santos

Gomes Contabilidade e Consultoria