Sonegação Fiscal de Clínicas Médicas

Os médicos estão na mira da Receita Federal.

Isso porque as despesas médicas que hoje são dedutíveis (outubro 2019), são a maior causa de malha fina do imposto de renda pessoa física.

Fora isso, tem se constatado muitos médicos que não declararam suas receitas e não recolheram o imposto devido.

Isso é perigoso, pode causar multas altíssimas que podem lhe fazer perder parte do patrimônio, mas que pode ser evitado com o acompanhamento mensal de uma contabilidade especializada para médicos.

Quais principais motivos de sonegação?

A maioria dos profissionais acham que é impossível ter rentabilidade pagando tantos impostos, e com isso começam a sonegar.

Também tem aquele profissional que não tem conhecimento, ele também não conta com um especialista para lhe orientar e assessorar, o que acaba gerando riscos ao seu patrimônio.

Outro motivo é o profissional ter rentabilidade, mas a ganância de querer sempre mais e mais fala mais alto.

O que fazer para diminuir esse risco?

Conte com uma contabilidade especializada para lhe indicar os melhores caminhos para economizar impostos de forma legal na sua empresa médica.

Cruzamento de informações

Nos dias atuais todas as informações são cruzadas, seja por transações bancárias, cartões, vendas de imóveis e veículos, qualquer ato, o Fisco já sabe o que está acontecendo pois tem essas informações na sua mão, e com isso pode te autuar de forma muito pesada.

Como posso atuar?

Você médico(a) que está começando, está abrindo sua clínica, tem duas opções, Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Será necessário a ajuda de um profissional especializado na área para lhe auxiliar a escolher a melhor opção, para que tenha uma boa rentabilidade e pague menos impostos.

Na Pessoa Física você irá fazer o carnê leão mensal para o recolhimento do imposto de renda pessoa física e pagando o INSS Autônomo.

Para cada paciente seu, um recibo deverá ser emitido, ou seja, você irá fazer um controle como o carnê leão, e também poderá optar também pelo livro caixa, pois na sua clínica você terá despesas do negócio que podem ser dedutíveis como:

São elas: aluguel, secretária (com registro em carteira), internet, etc. Que são pertinentes ao seu negócio, e que poderão ser abatidos na base de cálculo de imposto de renda.

Na Pessoa Jurídica você tem três opções que são elas: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

É claro para fazer a melhor escolha será preciso a ajuda de um profissional especializado, pois é preciso ser feito um planejamento tributário.

O Simples Nacional é o modelo de tributação mais escolhido, pelo fato de unificar o pagamento de impostos em apenas uma guia chamada de DAS (Documento de arrecadação do simples).

Ele não é tão simples assim infelizmente, pois proporciona várias alíquotas específicas por faixas de tributação (vários anexos de enquadramento), de acordo com seu faturamento anual e o tipo de atividade.

Na área médica o anexo é o V ou III, dependendo do fator R da folha de pagamento você começa pagando 15,5% ou 6% sobre o faturamento.

O Lucro Presumido tem esse nome pelo sistema de tributação dos seus principais impostos federais que são eles:

Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Esses dois impostos são apurados e pagos trimestralmente utilizando a receita desse período como base de cálculo bruta e com um percentual de presunção de seu lucro estipulado na legislação, de acordo com sua atividade.

Em resumo a tributação federal fica em 11,33% e mais o ISSQN que é o tributo municipal que varia entre 2 e 5% de acordo com o seu Município.

O Lucro Real não é indicado, mas é preciso de um planejamento tributário, fazer uma análise da situação da clínica, para ver se a clínica se encaixa ou não.

Assista ao vídeo:

Qual é a melhor opção para pagar menos impostos?

Como já citamos acima, para ter um bom resultado é preciso de planejamento tributário, vamos citar abaixo como funciona cada uma das melhores opções para sua clínica médica.

A Pessoa Física é mais vantajosa somente quando o profissional está começando na carreira e tem uma receita baixa.

Já com CNPJ atuando como uma Pessoa Jurídica e podendo emitir Notas Fiscais é preciso estudar e escolher um dos regimes tributários principais mais indicados por nós, sendo o Simples Nacional ou Lucro Presumido, de acordo com sua situação atual ou planejamento futuro da atividade.

O importante é pedir ajuda a uma empresa contábil especialista na sua área.

Sonegação fiscal de médicos

Vale lembrar que sonegar é crime, não vale a pena sonegar, mostramos acima que existem várias formas de pagar menos impostos de forma legal e assim não precisar sonegar e correr o risco de ser pego pelo Fisco.

Diversas são as matérias, como essa: Profissionais liberais são suspeitos de ‘maquiar’ contas para pagar valor menor no Imposto de Renda

Nós da Gomes Contabilidade esclarecemos todas as dúvidas e dando todo suporte para que sua clínica obtenha sucesso.

Realizamos de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça, e ainda melhor, atendemos vários estados e cidades do Brasil pela internet, portanto, não importa onde esteja, converse conosco.

Entre em contato e inicie seu projeto com a Gomes Contabilidade.