Qual o lucro líquido da sua clínica?

Você Doutor(a) que tem sua clínica, mas tem algumas dúvidas referente ao seu lucro, qual é o seu lucro naquele determinado período? Como apurar o lucro? Nós da Gomes Contabilidade iremos esclarecer todas suas dúvidas sobre esse assunto.

Primeiro é importante saber que a diferença entre seu faturamento bruto e seu lucro líquido.

Faturamento Bruto

É tudo aquilo que sua clínica arrecadou naquele determinado período com todos os seus serviços prestados.

Lucro Líquido

Sobre o seu faturamento bruto o que você pode ver como vantagem financeira é o lucro líquido da sua clínica.

Se o faturamento da sua empresa aumentar e as suas despesas também, o que você terá para distribuir para a sua pessoa física é o lucro líquido.

O lucro líquido é apurado através de uma demonstração chamada de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Na DRE será utilizado todas as suas receitas, ou seja, seu faturamento bruto, e desse valor será deduzido todas as suas despesas como: água, energia, telefone, aluguel, internet, contador, funcionários, impostos.

Depois de deduzido todas as despesas, chegará ao valor do lucro líquido da sua clínica.

É importante ressaltar que somente o lucro líquido pode ser distribuído aos sócios isento de imposto de renda pessoa física.

Como fazer essa distribuição de lucro?

Para que seja feita a distribuição de lucro é muito importante que a contabilidade esteja em dia e esteja sendo muito bem acompanhada.

É preciso que todos os recebimentos tenham nota fiscal de serviço (NFS-e), pois esse dinheiro entrará na sua conta pessoa jurídica.

Deve ser feita a contabilidade, e toda essa movimentação de recebimentos, despesa na conta corrente da pessoa jurídica, e assim depois de ser feita a contabilidade e ser apurado seu lucro líquido, será organizada a distribuição de lucro.

Não misturar conta pessoa jurídica com a conta pessoa física!

É muito importante frisar que não se deve misturar a conta pessoa jurídica com a conta de pessoa física, utilizando dinheiro da clínica para pagar contas pessoais e vice-versa.

Não separar as contas pessoais das contas da sua clínica pode ser extremamente prejudicial para seu negócio, pois se torna mais difícil a distinção das receitas e despesas.

Com a ajuda de uma planilha você terá um controle e uma fácil visualização da diferenciação dos gastos.

Não pense duas vezes para pedir a ajuda do seu contador para que você não se perca e tenha um controle eficiente dos gastos da sua clínica.

Nós da Gomes Contabilidade estamos aqui para te ajudar a entender como está o lucro líquido da sua clínica e para darmos toda consultoria necessária.

Entre em contato conosco através de nosso e-mail ou WhatsApp e vamos juntos alcançar o sucesso para sua clínica.