Abertura de Empresa para Nutricionista

Abrir sua empresa de nutrição pode ser mais simples do que imagina e é por isso que nós da Gomes Contabilidade estamos aqui, para te ajudar com todos esses trâmites burocráticos e garantir que tudo seja feito corretamente, bem como reduzir os custos com abertura.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse novo mundo que poderá abrir um leque de oportunidades para você, nutricionista que está lendo esse artigo.

 

TIPO JURÍDICO DE EMPRESAS DE NUTRIÇÃO

Ao buscar abrir o seu CNPJ, a primeira coisa a ser verificada é o tipo jurídico que a empresa terá. Existem muitos tipos jurídicos aqui no Brasil, como as Sociedades Simples, Empresários Individuais, Sociedades por Comodities, entre várias outras. Porém, a mais utilizada é a Limitada (LTDA).

O tipo jurídico refletirá diretamente no limite das suas responsabilidades perante a empresa, por isso a escolha deve ser correta para evitar colocar seu patrimônio pessoal em risco.

Dentro das empresas LTDA’s existem duas repartições: as unipessoais e as sociedades. A única diferença dessas nomenclaturas é a quantidade de sócios que a entidade terá. Se haver apenas um único sócio, a empresa será uma Unipessoal LTDA, agora se houver dois ou mais sócios, será uma Sociedade LTDA.

 

QUAL O REGIME TRIBUTÁRIO IDEAL PARA NUTRICIONISTAS PJ

A análise costuma ser feita a partir de dois regimes tributários, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. Existe um terceiro regime tributário, que é o Lucro Real, mas esse não é muito interessante para os nutricionistas que trabalham por conta, já que apresenta uma carga tributária bem maior e mais dispêndio de energia com entrega de obrigações acessórias (basicamente declarações que não geram nenhum custo, mas devem ser feitas obrigatoriamente), o que aumenta os custos com honorários contábeis.

Para definir corretamente qual regime tributário trará mais vantagens para a empresa do nutricionista, é necessário uma análise mais minuciosa de receitas e despesas, levando em consideração também a finalidade para a qual o nutricionista está cogitando abrir o CNPJ.

Normalmente, o regime mais vantajoso para nutricionistas que não tem o faturamento muito alto costuma ser o Simples Nacional, mas isso não é uma verdade absoluta, já que nesse método há duas possibilidades de tributação, o Anexo V, onde os impostos começam a partir de 15,5% e o Anexo III, onde os impostos começam a partir de 6%. Infelizmente não é só escolher por qual tabela você quer ser tributado. Para que seja definido o anexo, é necessário um controle rigoroso do Fator R, para que assim, a tabela de tributos seja sempre a III.

Já no lucro presumido, a tributação inicia-se a partir de 11,33% de tributos federais e ainda terá mais o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), que varia de 2% a 5%, dependendo do município no qual a empresa será registrada. Aí nesse ponto você se pergunta, “mas lá no início você não disse que tem que avaliar qual paga menos tributos? Aqui está claro que o Simples Nacional é a melhor opção”. Nem sempre! Lembre-se que no Simples Nacional temos o controle do Fator R, que envolve o pró-labore, e quanto mais você fatura, maior é o valor do pró-labore. Como consequência, mais INSS e IRRF você pagará. Por isso, em determinado ponto não compensará mais pagar todos os gastos do Simples Nacional, e o Lucro Presumido trará um menor gasto para sua empresa de nutrição.

Aqui reforçamos a necessidade de ter o apoio de uma contabilidade especializada em atender nutricionistas. Com esse suporte, sua empresa estará em boas mãos, garantindo que sempre pague a menor quantidade de impostos possível.

 

QUAL O CUSTO DE ABERTURA DE UMA EMPRESA?

Infelizmente não é possível passar um valor para abertura de empresa logo de cara, pois isso dependerá muito da cidade e estado em que ela se encontrará. Além disso, a modalidade da empresa também fará com que esse custo varie. Se os atendimentos forem somente de maneira online é um custo, se houver consultório para atendimento presencial é outro e assim por diante.

Os alvarás mais comuns, que a maioria das empresas precisam ter são os seguintes:

  • Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Alvará de Funcionamento; e
  • Alvará dos Bombeiros.

Veja que no parágrafo anterior eu disse A MAIORIA, então nem todas as empresas precisarão de todos esses alvarás. Para alguns casos não há a necessidade do registro de alguns, para outros, a prefeitura poderá exigir extras. Para garantir que tudo fique correto chame a Gomes Contabilidade no WhatsApp e converse com um dos nossos consultores, assim todas as licenças serão feitas da maneira correta, diminuindo suas despesas com cobrança de taxas indevidas e evitando a cobrança de multas pela fiscalização.

Além disso também é necessário consultar o CRN do seu Estado para fazer o registro da empresa, o que incorrerá em um custo com a taxa de inscrição mais a anuidade (alguns estados concedem a isenção da anuidade PJ para empresas de nutrição com apenas um sócio, outros não dão esse benefício).

 

COMO ABRIR UMA EMPRESA DE NUTRIÇÃO DE UM JEITO FÁCIL

Essa resposta é muito simples. Para você conseguir abrir a sua empresa de nutrição de um jeito simples, basta nos chamar no WhatsApp! Nossos consultores irão te passar um orçamento e farão uma simulação de custos, para que tenha uma ideia real e aproximada dos gastos envolvidos com o processo. Após isso, será enviado uma lista de documentos necessários para abrir o CNPJ e assim que você retornar, faremos todos esses trâmites burocráticos, enquanto você pode focar no que realmente importa, que é atender e buscar mais pacientes para aumentar seu faturamento. Fale já conosco, basta clicar aqui.