Empresa no Simples Nacional para Psicólogos – Economize nos Impostos

Um dos grandes dilemas dos psicólogos é como pagar menos impostos de maneira legal. A verdade é que ninguém gosta de pagar mais impostos do que deveria, então uma análise tributária poderá ajudar o profissional da saúde a economizar muito dinheiro e tudo isso sem colocar o patrimônio financeiro em risco, por não declarar as coisas devidamente. Por isso uma empresa no Simples Nacional para profissionais da psicologia pode ser a melhor saída.

 

O QUE É SIMPLES NACIONAL

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, instituído pela Lei Complementar Nº 123, de 14 de Dezembro de 2006. Através desse sistema de tributação, o psicólogo poderá pagar menos impostos de maneira legal.

Dentro do Simples Nacional, uma empresa de psicologia poderá ser tributada por duas tabelas que chamamos de Anexos, logo, os impostos serão pagos ou pelo Anexo V ou pelo Anexo III. Nessa hora é muito importante contar com a Gomes Contabilidade para te ajudar, isso porque, caso seja feito o enquadramento incorreto, você poderá pagar muito mais tributos. Veja abaixo como são os tributos do Anexo V e Anexo III.

Perceba que não se deve nem pensar em cair no Anexo V, pois os impostos começam a partir de 15,50%, mais que o dobro do que o psicólogo pagaria se estivesse no Anexo III.

 

FATOR R E A DETERMINAÇÃO DO ANEXO DO SIMPLES NACIONAL

Para definir qual tabela você se enquadrará, será necessário executar um controle muito bem feito de uma relação chamada de Fator R. Esse indicador é calculado com base na folha de pagamento e encargos trabalhistas dos funcionários somados ao valor do pró-labore. Atingindo um quociente igual ou superior a 28%, o Fator R já enquadrará automaticamente a empresa de psicologia no Anexo III.

Essa análise pode até parecer fácil, mas deve-se levar em consideração outros fatores, como a oscilação do faturamento, projeção de faturamento dos meses seguintes, entre outros dados importantes que poderão garantir que sua empresa seja sempre tributada por essa tabelinha menor, daí a importância de ter uma contabilidade especialista em atender a área, pois assim ela estará monitorando todas essas variáveis com o propósito de te poupar dinheiro.

 

A PARTIR DE QUANDO COMPENSA PARA O PSICÓLOGO TER UMA EMPRESA NO SIMPLES NACIONAL

Estimar esse ponto é muito difícil. Existem muitas variáveis que podem ser consideradas para seguir em diante com a abertura de uma empresa. A mais comum a ser utilizada é o faturamento do psicólogo. Quando o profissional atinge determinado patamar de rendimentos mensais o ideal é já abrir a empresa para que os impostos diminuam em relação aos gastos que ele estaria tendo como autônomo. O valor de faturamento exato para abertura de empresa vai mudar dependendo da sua cidade e estado. Isso ocorre por conta das taxas cobradas por cada ente federativo, que são bem particulares. Alguns estados apresentam uma taxa de junta comercial maior do que outros. Algumas prefeituras cobram um valor menor para liberar o Alvará de Funcionamento do que outras, e assim vai.

Para ter certeza de que é o momento ideal para abrir a sua PJ, mande uma mensagem no nosso WhatsApp, você falará com um dos nossos consultores que poderá gerar comparativos iniciais gratuitos e te mostrar na prática se realmente é interessante iniciar esse processo por agora.

 

LUCRO PRESUMIDO PARA PSICÓLOGO EM VEZ DO SIMPLES NACIONAL

Existe um outro regime tributário chamado Lucro Presumido. Esse regime tributário costuma ter uma porcentagem de impostos mais alta, iniciando em 11,33% de tributos federais e mais o ISS (Imposto Sobre Serviços) que varia de 2% a 5%, dependendo do município em que a empresa de psicologia será registrada. Esse regime tributário costuma ser vantajoso para psicólogos que já têm um faturamento mais alto, pois em determinado patamar, devido ao Fator R do Simples Nacional, os custos ficarão muito altos e então compensará trocar o regime para o Lucro Presumido.

A troca de regime tributário pode ser feito apenas uma vez ao ano, em janeiro. Por isso, caso sua contabilidade não esteja especialista e você esteja achando que está pagando muitos tributos, pode ser que esteja mesmo. Adicione o nosso contato e agende uma consultoria, assim será possível te direcionar a atual situação e, migrando a sua empresa para nós, seguiremos monitorando-a e fazendo as declarações da melhor forma possível, para que no próximo ano haja a troca de regime tributário.

 

RISCOS E PREJUÍZOS POR ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO INCORRETO

No final do parágrafo anterior eu citei sobre aguardar até o próximo janeiro para trocar o regime tributário, mas é necessário ressaltar que essa nem sempre é a melhor saída. Já houve casos em que foi indicado o fechamento da empresa e a abertura de uma nova, pois ficaria mais barato do que aguardar todo um período para a realização da troca. Sempre prezamos pela maior economia possível dos nossos clientes e as vezes é necessário indicar que seja dado um passo para trás, para logo em seguida realizar um salto para frente.

Isso pode ocorrer também quando é feito o enquadramento tributário incorreto no Simples Nacional, fazendo com que o psicólogo seja tributado pelo Anexo V em vez do Anexo III, por isso evite prejuízos, sempre converse com um especialista na área para garantir que você está pagando o mínimo de impostos possível.

Abaixo tem um vídeo do nosso canal no Youtube que fala mais sobre o Simples Nacional para psicólogos. Dê uma conferida.